terça-feira, 2 de abril de 2013

Saúde



Palestra orienta profissionais de Educação Física sobre cuidados com a hipertensão


Palestra orienta profissionais de Educação Física sobre cuidados com a hipertensão

Médico Carlos Chrisman, responsável pelo Programa Hiperdia em Mogi das Cruzes, fala sobre Hipertensão Arterial e seus Riscos para professores e estagiários de Educação Física

Para celebrar a Semana da Saúde nos Parques e Praças, promovida anualmente em comemoração ao Dia Mundial de Saúde, 7 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde promove uma série de eventos nesta semana. Nesta segunda-feira (01/4), o médico Carlos Chrisman, responsável pelo Programa Hiperdia em Mogi das Cruzes, ministrou uma palestra sobre Hipertensão Arterial e seus Riscos para professores e estagiários das Academias da Terceira Idade (ATIs).

No encontro, os profissionais receberam orientações gerais sobre a hipertensão que devem ser repassadas à comunidade. “A principal orientação para os profissionais de Educação Física é que o indivíduo precisa sentir-se confortável. É preciso estimular mas, nos casos de hipertensão, não é indicado impor metas ou exigir esforços demais. O importante é orientar para que a pessoa reconheça seus limites e possa aproveitar os benefícios da atividade física para a sua saúde”, explicou.

As próximas atividades serão realizadas nesta quinta (4) e quinta-feira (5), quando serão realizadas duas caminhadas. A primeira acontecerá no entorno do Pró-Hiper, no bairro do Mogilar, a partir das 9 horas, com concentração na Avenida Cívica para alongamento. Na sexta, as atividades serão realizadas na Unica – Unidade Clínica Ambulatorial, em Jundiapeba, para alunos e convidados. Às 9 horas, haverá concentração em frente à unidade, que fica na rua Professora Lucinda Bastos, e às 15 horas será realizada uma palestra com a fisioterapeuta Luriana de Barros Toledo sobre como prevenir câimbras.

O Pró-Hiper e a Unica são importantes equipamentos destinados à prática de esportes para pessoas com mais de 60 anos. Nas duas unidades, os idosos podem frequentar aulas de hidroginástica e musculação, entre outras atividades, com supervisão multiprofissional. Outra opção para quem deseja praticar exercícios são as ATIS – Academias da Terceira Idade, implantadas em parques e praças da cidade. Atualmente, Mogi das Cruzes conta com 37 unidades, onde há aulas e atividades monitoradas e também livre demanda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário