terça-feira, 9 de abril de 2013

Rondas Táticas ampliam atuação da Guarda Municipal em locais de grande movimentação


NOTÍCIAS

Rondas Táticas ampliam atuação da Guarda Municipal em locais de grande movimentação

Terça-feira, 09 de Abril de 2013

Enviar por e-mail
Preparar para impressão

32

 

visualizações

Rondas Táticas ampliam atuação da Guarda Municipal em locais de grande movimentação

Trabalho das Rondas Táticas faz parte dos investimentos da Prefeitura de Mogi das Cruzes para a ampliação da segurança na cidade e da prevenção de atos de vandalismo

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes iniciou no mês de março o serviço de Rondas Táticas. Criado para ampliar a atuação preventiva em locais de grande movimento de pessoas e dar apoio em ocorrências e eventos, o trabalho conta com duas equipes, que percorrem pontos definidos por um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Segurança.

O trabalho faz parte dos investimentos da Prefeitura de Mogi das Cruzes para a ampliação da segurança na cidade e da prevenção de atos de vandalismo. Cada equipe conta com três guardas municipais, sendo um deles mulher. Para otimizar a atuação, a cidade foi dividida em dois setores, cada qual com sua equipe responsável.

Clique aqui e veja as principais ocorrências atendidas

Entre os locais que recebem diariamente a visita das equipes da Ronda Tática estão os parques Centenário, Leon Feffer e Botyra Camorim Gatti, os Terminais Central e Estudantes, escolas, centros esportivos, os Largos do Carmo, Bom Jesus, das Feiras de Braz Cubas e Jundiapeba, além de praças, como a Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, Assumpção Ramires Eroles, Deputado Paulo Kobayashi, conhecida como “Praça do Oito”.

“Em cada ponto definido, os guardas municipais estacionam a viatura e permanecem por um tempo, realizando a ronda do local. Além disso, em caso de necessidade, as equipes são deslocadas para o apoio em ações da corporação ou de outros setores da Prefeitura. Neste primeiro mês, os resultados deste trabalho estão sendo muito positivos”, destacou o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno.

Entre as principais ações realizadas nos primeiros 30 dias de atuação do novo serviço estão flagrantes de pichação na passagem subterrânea Engenheiro Oswaldo Crespo de Abreu, no Centro Cívico, identificou um jovem com spray no Parque Botyra Camorim Gatti, evitando a ação do pichador, e flagrou a colocação de cartazes em postes na região central, o que fere a Lei Mogi Mais Viva. Os guardas municipais também detiveram um homem que havia roubado o celular e a mochila de uma pessoa nas proximidades do Terminal Rodoviário Geraldo Scavone.

A Ronda Tática também atuou no apoio à Polícia Ambiental no combate ao descarte irregular de materiais, além de apoiar a Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização das condições de segurança de vans que fazem o transporte de estudantes.

Nas ações de rotina, foi constatada a construção de moradia irregular em área de preservação ambiental, o apoio ao trabalho junto a pessoas em situação de rua na área central e nos bairros e orientação sobre o cumprimento à Lei do Silêncio, na praça Assumpção Ramires Eroles, no Mogilar. No distrito de Cezar de Souza, foi registrada a orientação de jovens sobre a utilização de entorpecentes.

Em caso de necessidade, a Guarda Municipal pode ser acionada pelo telefone da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que é o 0800 770 1566. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia. (LM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário